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Leitura

Aqui você encontra o fruto das pesquisas e do conhecimento produzido pelos educadores da AESMAR.

Sirva-se à vontade!

EDUCAÇÃO SOCIAL NO BRASIL: FORMAÇÃO PROFISSIONAL

A Educação Social e a formação necessária ao/á profissional que atua nesse tipo de educação é a temática de que trata à nossa investigação. Tendo como objetivo investigar sistematizações teóricas e manifestações de educadores e educadoras sociais a respeito da formação profissional na Educação Social, com a finalidade de obter subsídios para a ideação de uma proposta de formação inicial de educadores e educadoras sociais no Brasil 

Autores: Paula Marçal Natali; Verônica Regina Müller. 

Ano: 2021

PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO SOCIAL
Vol. 5

É uma alegria apresentar a publicação do quinto volume de nosso grupo de pesquisadores/as, formado por colegas de Universidades Públicas da Argentina, Brasil e Uruguai. Como em todos os outros, cada autor escreve na sua língua nativa, o que significa que entre o português e o espanhol persistimos no esforço de comunicar, compreender, problematizar e produzir

Compiladora:Verônica Regina Müller 

Ano: 2023

EDUCAÇÃO SOCIAL NO BRASIL: AVALIAÇÃO

Educação social e avaliação é o assunto central desta obra inédita no Brasil. De extrema relevância para a história atual e futura da educação social brasileira. Potente em originalidade e excelência cientifica e na abordagem dos conteúdos conceituais, metodológicos, politico-pedagógicos e de indicadores avaliativos e educativos sociais e éticos. 

Autores: Cléia Renata Teixeira de Souza;  Verônica Regina Müller.

Ano: 2021

"FAZ ASSIM Ó"

Com esta obra, o olhar do adulto para a criança é ampliado e levado a romper com a hierarquia hegemônica de que só gente grande pode e sabe ensinar. Toda uma ideia tradicional sobre o paradigma do desenvolvimento infantil pode ser repensado a partir desta investigação. 

Autores: João Alfredo Martins Marchi; Verônica Regina Müller. 

Ano: 2018

CRIANÇAS EM ITINERÂNCIA: Histórias, culturas e direitos.

Crianças em itinerância: história culturas e direitos compõem o quarto livro de uma série: A primeira obra intitulada intitula-se crianças em Países de língua oficial portuguesa: Histórias culturas e direitos (2011);  A segunda, Crianças na América Latina: História culturas e direitos (2014); a terceira crianças em fronteiras: história culturas e direitos(2017). Trata das crianças que por diferentes motivos, tem a vida em movimento. Crianças que trocam de endereços ou  que possuem mais de um endereço fixo, e outras ainda andantes sem nenhum endereço, seja por razões econômicas, políticas, de classe social, etnia, estado de saúde, condições familiar ou situações geográficas, parecem todas filhas pouco queridas das políticas públicas nacionais e internacionais. Sempre com o intuito de trazer a visibilidade situações e reflexões originais sobre crianças que necessitam de reconhecimento nas políticas públicas e nos contextos acadêmicos.

Organizado por : Verônica Regina Müller.

Ano: 2019

CRIANÇAS NA AMÉRICA LATINA: Histórias, culturas e direitos.

Este livro é sobrevivência. Não apenas daquela sobrevivência instintiva e material, mas principalmente da nossa própria sobrevivência como humanidade organizada em sociedade. Sociedades injustas, cruéis, viz mas todas elas repletas de crianças luminosas que nos fazem lembrar dos nossos sonhos mais antigos, de quem gostaríamos de ter sido, e que nos fazem acreditar que o mundo mais justo e digno é possível.

Organizado por : Verônica Regina Müller.

Ano: 2015

CRIANÇAS DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Tendo como base as crianças de Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, timor-leste e Brasil, este livro contém dados que nos levam a refletir e saber mais sobre os povos lusófonos. Abordar a infância nessas nações constroem um Desafio enorme dada a escassez de estudos sobre o assunto.

Organizado por : Verônica Regina Müller.

Ano: 2011

CRIANÇAS EM FRONTEIRAS: Histórias, Culturas e Direitos.

Crianças em fronteiras é uma obra que que compõe uma série de quatro publicações que pretendem trazer a luz realidades infantis que normalmente se apresentam obscuras ou mesmo inexistentes em registros.

Organizado por : Verônica Regina Müller.

Ano: 2017

Educação Social No Brasil: Da Rua Para a Academia e De Volta Para a Rua

Trata de uma reflexão sobre origens da educação social no Brasil, situa seu contexto e influências para chegar a apresentar as características atuais das lutas acadêmicas pela valorização dos profissionais e desta área no país.

Autor: Jacyara Paiva, Verônica Regina Müller. 

Ano: 2021

A MENINA OBESERVADORA QUE COSTURAVA IDEIAS.

Autor : Verônica Regina Müller.

Ano: 2020

JOÃOS ERRANTES: Lacunas e desafios para a garantia de direitos de adolescentes em conflitos com a lei

Autores: Dayane Grazielly Goes, Verônica Regina Müller.

Ano: 2019

CRIANÇAS ITINERANTES NO CONTEXTO CIRCENSE: O que podemos aprender com elas?

Autores: João Alfredo Martins Marchi, Verônica Regina Müller.

Ano: 2019

Formação profissional na educação social: subsídios a partir de experiências de educadores sociais Latino Americanos 

Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, como um dos requisitos para a obtenção do título de Doutora em Educação.

Autor: Paula Marçal Natali

Ano: 2016

Políticas de formação de profissionais para a educação social no Brasil: ponderações a partir do caso espanhol

Reflexão gerada a partir de artigoapresentado no XVIII Seminário Internacional de Formação de Professores MERCOSUL/CONE SUL, em 2010.

Autores: Verônica Regina Müller, Paula Marçal Natali,

Cleia Renata Teixeira de Souza e Fabiana Moura Aarruda

Ano: 2011

Formação política do educador social: princípios para práxis emancipatórias

Artigo apresentado no Seminário de Pesquisa do PPE, da Universidade Estadual de Maringá

Autor: Paula Marçal Natali, Cléia Renata Teixeira de Souza e Verônica Regina Müller

Ano: 2013

A participação social e a formação política - território a desbravar

Artigo publicado pela revista eletrônica Dynamo International - Street Workers Network, que apresenta reflexões a partir da práxis gerada em projetos da AESMAR e de entidades correlatas.

Autores: Verônica Regina Müller

Ano: 2013

A formação profissional da educação social: espectros da realidade

Artigo apresentado no Seminário Internacional de Formação de professores para o MERCOSUL/CONE SUL, que analisa a história recente da educação social no Brasil e em outros países.

Autor: Verônica Regina Müller, Fabiana Moura, 

Paula Marçal Natali, Cléia Renata Teixeira de Souza 

Ano: 2010

A educação que falta: desafios profissionais para a emancipação de crianças e adolescentes em situação de rua

Artigo escrito por educadores sociais da Universidade Estadual de Maringá abordando a falta de políticas públicas para crianças e adolescentes e a necessidade de espaço, tempos e profissionais que signifiquem educação de qualidade, para além do compromisso da instituição escolar.

Autores: Verônica Regina Müller, Cléia Renata Teixeira de Souza, Régis Alan Bauli, Marcelo Adriano Colavitto, Maristela Mello Barroso, Glória Christina de Souza Cardozo 

Ano: 2013

A atuação profissional e formação do educador social no Brasil: uma roda da conversa

Artigo publicado na revista Interfaces Científicas, com abordagens a respeito da formação profissional do educador social, da situação do educador social no Brasil, da regulamentação profissional e métodos de avaliação da educação social. 

Autor: Cléia Renata Teixeira de Souza , Paula Marçal Natali, Verônica Regina Müller, Jacyara Paiva e Régis Alan Bauli,

Ano: 2014

Participação política de meninos e meninas: expedições de experiências e reflexões em curso

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, 

como um dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação.

Autores: Patricia Cruzelino Rodrigues

Ano: 2014

O clown e a criança: poéticas de resistência

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, 

como requisitos para a obtenção do Título de Mestre em Educação

Autor: Marcelo Adriano Colavitto

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Ano: 2015

Crianças e professores com a palavra: gênero e sexualidade nas culturas infantis

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, 

como um dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação.

Autores: Cássia Cristina Furlan

Ano: 2013

O passeio dos livros na mão do sujeito: manifestações no espaço público, vestígios históricos e significados

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, 

como um dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação.

Autor: Maristela Melo Barroso

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Ano: 2015

A cidade pensada pelas crianças: conceitos e ações políticas para a consolidação da participação infantil

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, 

como um dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação.

Autores: Fabiana Moura Arruda

Ano: 2011

A invasão da erotização do adulto no mundo infantil: micropoderes na vida pública e privada 

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, 

como um dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação.

Autor: Keli Andréa Vargas Paterno

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Ano: 2011

Privado, político e público: condicionantes e contradições nas práticas do sistema nacional de atendimento socioeducativo

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, 

como um dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação.

Autores: Glória Christina de Souza Cardozo

Ano: 2015

O projeto futuro hoje em Maringá/PR: desafios da educação social rumo à política pública

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, 

como um dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação.

Autor: Cléia Renata Teixeira de Souza

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Ano: 2010

Crianças versus adultos: Contrastes éticos no Brasil de 2016

Texto escrito para o XXIV Seminário de Formação de professores para a América Latina que realizou-se no Chile em novembro de 2016

Autor: Verônica Regina Müller

Ano: 2016

Percursos da formação de educadores sociais no Brasil: Processos em trânsito e diversidades de experiências.

Este estudo visa analisar a trajetória histórica da formação dos educadores sociais no Brasil e seus entraves políticos e sociais atuais no país.

Autores: Paula Marçal Natali, Cléia Renata Teixeira de Souza, Regis Alan Bauli, Verônica Regina Müller.

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Ano: 2017

Pedagogia Social e Educação Integral

A partir da compilação dessas reflexões presentes nesse livro esperamos que esses diálogos se desdobrem em múltiplas ponderações – individuais e coletivas – que contribuam para a promoção de uma Educação (no e para o) Social na perspectiva da Educação Integral.

Organizadores: Arthur Vianna Ferreira, Marcio Bernardino Sirino, Patricia Flavia Mota

Ano: 2018

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