Conferência promove reflexões sobre políticas públicas para meninos e meninas
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizam a 9ª Conferência de Meninos e Meninas de Maringá. O evento, iniciado na manhã desta quinta, 6, na entidade Lar Escola, segue na parte da tarde, com palestra, apresentação cultural, oficina, propostas e reflexões.
Pautada no tema: “Violência com Rompimento de Vínculos”, a conferência tem como principal objetivo levantar propostas para preservar e garantir os direitos das crianças e adolescentes, de forma que sejam protagonistas de suas próprias políticas, histórias e lutas. Para isso, serão realizadas diversas oficinas focadas no temas: educação, lazer, esporte, transporte, cultura, saúde, assistência social, habitação e direitos humanos.
Durante a abertura do evento, a secretária da Sasc, Marta Regina Kaiser, contou a história do Beija-Flor e o Incêndio. A ave tentava apagar o fogo, repetidamente, jogando aguá, com o pequeno bico, no fogo. A água era de um rio que o beija-flor tinha que ir buscar. Outros animais diziam que ele não iria conseguir salvar a floresta e ele respondia: “Eu sei, mas estou fazendo a minha parte". Após a história, Marta completou: “espero que vocês sejam como o beija-flor. Tenham atitude, coragem e ousadia para enfrentar as dificuldades, sejam elas quais forem”.
Participam do evento representantes de instituições assistenciais, escolas municipais, estaduais e particulares, serviços governamentais, como Abrigo Provisório, Família Acolhedora, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Unidades de Saúde, Centro da Juventude, Centro de Socioeducação- Cense Maringá, entre outros. Além de crianças e adolescentes.
A conselheira e gestora institucional da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Janaína Mantovani, participa pela primeira vez da conferência e tem boas expectativas para o evento. “Será um dia muito produtivo. As crianças e os adolescentes serão o futuro do Brasil e é preciso empoderá-las para que lutem pelos próprios direitos”, opinou Janaína.
Saiba mais
Secretaria de Assistência Social e Cidadania
3221-6405
Concelho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)
3221-6415